segunda-feira, 23 de agosto de 2010

48º CRUZEIRO DA RIA

Concluídas as 2 regatas do 48º Cruzeiro da Ria, chagamos às 17 regatas disputadas a contar para o nosso Ranking B.Jet em Portugal 2010.
Foram as regatas com mais participantes até este momento, 8 barcos, graças à participação de todos os activos e à chegada do "SAONA" pertencente ao jovem casal Marta Martins e Rui Moreira, a quem desejo as maiores felicidades e resultados desportivos.

Estes já começaram com os resultados obtidos nesta primeira prova, mérito também para a escolha do Skipper o nosso veterano José Silva ("Zé Raquiço"), parabéns pela prestação.

Com a regata Ovar - Aveiro a começar já após as 16:00 horas, foi com um vento de N - NW com cerca de 8 nós que frota iniciou a "baixada", todos juntos pois o andamento foi muito equilibrado mesmo incluindo outras classes como os 211 e os 20' que estiveram pelo meio a formar um grupo animado nesta popa / largo ao longo da Ria até Aveiro.

Ao chegar a S. Jacinto o vento teimou em cair que fez juntar a frota.
Como habitualmente a parte dura foi de S. Jacinto até Aveiro onde com a corrente (forte) contra e com várias mareações provocou algumas alterações no posicionamento.No final a vitória nos B.Jet's coube ao Erismature graças a opção táctica que resultou, seguiram-se o BOFI, Turquoise, Corto, BADAIRE, SAONA, Filipe Luís e Imparável.
Após o regresso a S. Jacinto aguardava-nos um lanche preparado pela organização que serviu para colocar as histórias em dia e discutir a táctica utilizada.Para algumas tripulações a festa continuou pela noite dentro na marginal de S. Jacinto, já que o nevoeiro cerrado que se fez sentir impossibilitou a deslocação à Festa do Bacalhau.
Domingo começou com perspectivas de pouco vento a nenhum, o que infelizmente se veio a verificar na primeira parte da regata.

Na largada o vento caiu completamente o que em conjunto com a corrente de enchente provocou algumas peripécias na linha com vários barcos embrulhados no da comissão de regata e a saírem por fora da linha tendo perdido imenso tempo para voltar para traz, coisas que acontecem...
Para quem saiu bem e arrancou limpo foi um aproveitar e chegar depressa como aconteceu com o CORTO ao tomar a liderança seguido pelo SAONA que assim foram até à chegada, encurtada não se sabe porquê!! na Ponte da Varela. Parabéns para eles e para o Filipe Luís que teve uma boa prestação só sendo alcançado pelo BOFI já na ponta final. Erismature, Badaire com uma ponta final de Balão, Turquoise e Imparável após uma recuperação que soube a pouco, chegaram e desta forma terminou a regata que mesmo com o vento que estava poderia e deveria ter terminado no Carregal pois as condições de água e direcção de vento estavam excelentes, fica para a próxima.

Como habitualmente o jantar de encerramento e entrega de prémios fecha as festividades e ai houve uma pequena surpresa com a atribuição de taças aos 2 primeiros classificados da Classe B.Jet, um reconhecimento da boa participação e actividade deste bom grupo de Amigos que partilham um belo barco competindo e passeando em conjunto.

Parabéns a todos e até à próxima prova.
Então aqui ficam os resultados após a 17ª regata do Ranking:

6 comentários:

Jose Luis PP disse...

Olá a todos e parabéns aos vencedores e aos que ficaram para trás, pois sem estes não haveriam os primeiros (que grande confusão que aqui fiz e não só). Naturalmente que aqui vai uma palavra especial de parabéns à equipa do SAONA.
Quanto à largada de Domingo, olhem aconteceu! aos prejudicados peço as minhas desculpas (mas terei só eu a culpa?!). Bem eu não queria, mas infrigi a regra 12 e a 31 que se resolve com uma ou mais exonerações. Numa situação muito mais fácil de evitar o abalroamento, já me furaram o barco e nem por isso desisti da vela, embora tivesse ficado triste, mas não magoado porque creio que ninguém com os seus próprios barcos queira causar danos próprios e/ou a terceiros.
Quanto à chegada (decidida à ultima da hora na ponte, pois bem, com "o forte vento", a "falta de água" e "as dezenas de bordo que se teriam que fazer", terá sido a decisão mais acertada (para manter lugares). Noutra postagem conto uma "estória".

Jose Luis PP disse...

Como prometido é devido aqui vai a dita "estória" e que é assim:

Em determinada freguesia era necessário angariar fundos para umas obras na Igreja e a solução foi fazer-se um sorteio.
Prémios uma motorizada e uma bicicleta (foi há muitos anos).

Sorteio efectuado (mas cujos critérios desconheço) deu o resultado que deu e que foi anunciado pelo Sr. Padre na missa de Domingo:

Caríssimos irmãos, em resultado do sorteio consegui-se angariar (x) que vai ajudar à reconstrução da Igreja. Os prémios, quis a divina previdência que a Bicicleta saísse ao Sacristão e ao Padre, a Motorizada.
Ide em paz e Deus vos acompanhe!

Anónimo disse...

Como é do conhecimento de todos, estou mnuito mas mesmo muito desapontado com este cruzeiro. Aliás, par mim, o cruzeiro acabou quando aquelo pseudo presidente da CR e seu ajudantes fazem aquela estupides, ou melhor, várias estupdeses há largada. E já para não façar no resto . . . Enfim, para brincar fico em casa e gosar com o orgulho de quem faz o que gosta para mim não dá, estou farto que brinquem com isto. E não digo mais nada. Abraços

saona disse...

Boa noite!

Desde já agradeço os parabéns de todos, foi sem dúvida um cruzeiro atribulado com alguns erros pelo meio e algumas infrações mas sem dúvida que foram dois dias de grande adrenalina, em que o vento foi favorável para o saona.
Espero que tudo esteja sanado para o bem da vela no Carregal logo agora que o saona veio para águas vareiras tinha de acontecer tal coisa, mais uma vez agradeço a todos por tudo o que me ajudaram só graças a todos o saona pode ir para água como prometido e devido o saona vai fazer uma míni patuscada obrigado isso é que, é importante.
Vamos ver uma data para todos.

BOFI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BOFI disse...

Gírissima história Zé Luis,eu n encontraria melhor :P
O LÁIÁLA realmente está de parabens mas agora é k vem a parte complicada,pk chegar lá cima n é o mais difícil,agora é manter essas mesmas posições nas próximas mas foi um cruzeiro com partes boas tb e mais vale ficarmos com essas na cabeça!!!
Em relação ao acabar na Ponte posso dizer k fiz os ultimos 18 ou 19 Cruzeiros da Ria e tirando 4 ou 5 em que no Domingo o vento era de sul talvez tenha sido o melhor domingo de Cruzeiro da Ria k apanhei para se navegar até à marina do Carregal,e digo isto pk acho k devia acabar sempre lá(tirando alguma situação mt fora do normal é claro),n por achar k ia recuperar alguma coisa pk possivelmente ia era perder!!!lolol
Abraços e bons ventos a todos