segunda-feira, 24 de maio de 2010

REGRA 42

Aproveitando a deixa do companheiro Zé Luís, fica aqui a tão falada REGRA 42, não tanto nos nossos barcos onde as coisas são "calmas", mas mais na vela ligeira dando muitas dores de cabeça, sendo mesmo preciso muito estudo na interpretação da mesma.
Para os que têm preguiça de procurar aqui vai texto completo e actualizado.


Parte 4 - OUTRAS OBRIGAÇÕES QUANDO EM REGATA
As regras da Parte 4 só se aplicam a barcos em regata.

42 - PROPULSÃO

42.1 - Regra Básica

Excepto quando permitido pelas regras 42.3 ou 45, um barco competirá utilizando unicamente o vento e a água para aumentar, manter ou diminuir a sua velocidade.
A sua tripulação pode marear as velas e equilibrar o casco, e executar outras manobras de marinharia, mas não poderá movimentar os seus corpos de modo a dar andamento ao barco.

42.2 - Acções Proibidas
Sem limitar a aplicação da regra 42.1, são proibidas as seguintes acções:
(a) bombear: abanar repetidamente qualquer vela, seja caçando e folgando a vela, ou pelo movimento vertical ou transversal do corpo;
(b) balançar: balanço repetido do barco, provocado por
(1) movimento do corpo,
(2) marear repetido das velas ou do patilhão, ou
(3) acção do leme;
(c) impulsionar: movimento súbito do corpo para vante, abruptamente interrompido;
(d) gingar com o leme: movimentos repetidos do leme que sejam desnecessários, ou que propulsionem o barco para vante, ou que impeçam o seu movimento para a ré;
(e) viragens repetidas por davante ou em roda, não relacionadas com alterações do vento ou considerações tácticas.

42.3 - Excepções
(a) Um barco pode ser adornado para facilitar o seu governo.
(b) A tripulação de um barco pode mover os corpos para exagerar o balanço que facilite o governo de um barco numa viragem por davante ou em roda, desde que, imediatamente após a viragem estar terminada, a velocidade do barco não seja superior à que
teria na ausência de viragem.
(c) Excepto numa perna de bolina para ganhar barlavento, quando for possível fazer "surfing" (aceleração rápida descendo a face de sotavento da vaga) ou quando for possível planar, a tripulação do barco poderá bombear as escotas ou alantas de qualquer vela a fim de iniciar uma carreira ou começar a planar, mas apenas uma vez por cada vaga ou rajada de vento (refrega).
(d) Quando um barco está mais orçado que bolina cerrada, quer esteja parado ou em movimento lento, pode gingar com o leme para voltar a um rumo de bolina cerrada.
(e) Um barco pode mover repetidamente o leme a fim de reduzir a sua velocidade.
(f) Pode ser utilizado qualquer meio de propulsão para socorrer uma pessoa ou outro barco em perigo.
(g) Para se libertar depois de ter encalhado ou abalroado outro barco ou objecto, um barco poderá utilizar força aplicada pela tripulação de qualquer dos barcos, e qualquer equipamento que não seja um motor de propulsão.
(h) As instruções de regata poderão, em determinadas circunstancias, permitir a propulsão utilizando um motor ou qualquer outro método, desde que o barco não obtenha uma vantagem
significativa na regata.

Nota: Interpretações da regra 42 estão disponíveis no website da ISAF (www.sailing.org).

Definição:
Em regata
Um barco está em regata desde o seu sinal de preparação até que chegue e fique livre da linha e balizas de chegada, ou tenha desistido, ou até que a comissão de regatas assinale uma chamada geral, um diferimento ou uma anulação.

4 comentários:

Jose Luis PP disse...

Muito bem! é necessário dar a conhecer as regras aos nossos companheiros mais desatentos! Abraço JL

BOFI disse...

Vista e revista a regra a tripulação do BOFI continua achar que o Erismature tirou vantagem,mais que não seja a vantagem de não perder mais um minuto a tirar o barco do local onde encalhou (algo que iria fazer com que perdessem não a regata do dia mas sim a classificação geral).Achei necessário dar a conhecer estes pequenos detalhes aos nossos companheiros mais desatentos :P
Abraço e bons ventos BOFI

TURQUOISE disse...

Bolas, eu bem digo que a Regra 42 tem uma interpretação complicada.
Acho que ainda se vai ter de criar uma "adenda" que obrigue quem encalhe a demorar 5 minutos a desencalhar ou qualquer coisa que o valha...
"Manda vir mais..."

Jose Luis PP disse...

No Carregal Sul está difícil manter os patrocínios! ahahah